- Área: 65 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:JAG Studio
-
Fabricantes: Disensa
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado na província de Loja, Equador, na comunidade de Malacatos. Essa residência surge como uma obra peculiar devido à falta de recursos, lugar e, especialmente, porque a cliente é filha de um dos compositores mais importantes do país, proveniente de Lojana, chamando Manuel de Jesús Lozano, nome do próprio projeto.
O terreno encontra-se na montanhas próximas da comunidade, contando com uma inclinação acidentada mas com vista privilegiada da paisagem e de Malacatos. Dessa forma, a localização da residência se dá na parte mais elevada possível do terreno, por meio de um corte que permite criar uma plataforma para seu assentamento, e situada no sentido da inclinação, em frente à paisagem, considerando que a localização depende fundamentalmente da interação com o entorno.
É um volume retangular de 10x7 metros que, como afirmado, está localizado na parte alta do terreno, dominantemente horizontal, com uma cobertura suspensa para criar sombra e proteger a residência do clima. Ela está situada sobre a transparência do volume de vidro que permite a ventilação cruzada e divide a massa retangular da sua cobertura. O rigor da geometria corresponde à necessidade da residência de ocupar o terreno junto com sua materialidade construtiva como ferramenta de exploração utilizando elementos de construção comuns e de baixo custo.
Pretende-se criar uma residência de um único pavimento onde são utilizados dois módulos de serviço (closet - banheiro) como eixos principais na distribuição da planta, dividindo a área social e privada com uma ordem perfeita, rodeada por um jardim tão grande quanto foi possível, com limites infinitos graças à a paisagem. O projeto se dissolve no entorno, pretendendo emoldurar a importância do espaço exterior, por isso os ambientes são estabelecidos desde o exterior ao interior, somente assim a paisagem é partícipe e presente em todos os espaços da residência.